segunda-feira, 6 de abril de 2009

Actividades em 2008

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2008

O ano de 2008 poderá caracterizar-se fundamentalmente pela valorização, readaptação e recuperação de parte desse espaço magnífico que é o Centro Cívico Raimundo Magalhães.
O impulso obtido com a sua utilização pelo Centro de Novas Oportunidades conferiu ao edifício um estatuto que vai além da utilidade pública: o estatuto de UTILIZAÇÃO pública.
Protocolos estabelecidos com o Instituto de Emprego levaram à criação de Cursos de Formação Profissional, os quais, por sua vez, obrigaram à recuperação de espaços e seu uso pela comunidade.
Continuámos o nosso papel de solidariedade e promoção sócio-cultural do meio.

Actividades Culturais e Sociais

Manutenção e desenvolvimento da Escola de Música desta Instituição, a qual foi frequentada por 18 alunos durante o ano lectivo.
Manutenção da Escola de Ballet, a qual se havia iniciado em Novembro 2007 com uma turma de 19 alunos e que viu o seu número elevado para 26 no início do ano lectivo 2008/2009. A festa de fim de curso incentivou os presentes a acarinharem esta iniciativa.
Manutenção de Espaço Internet, de acesso gratuito à população.
Foram oferecidos à população local, nomeadamente à população escolar, 2 sessões de cinema, bem como um Concerto de Ano Novo.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

No âmbito de Protocolos estabelecidos com o Instituto de Emprego, tiveram início em Junho de 2008 dois cursos de Formação Profissional, a saber:
Curso de Formação em Serviços de Cozinha, tendo-se criado salas teóricas para o efeito e equipado a cozinha industrial existente. Necessário foi, também, a aquisição de equipamentos inerentes, bem como mobiliário específico.
Curso de Serviço de Mesa, com sala teórica, prática e de informática, bem como equipamentos próprios.
A implementação destes Curso, com duração de 18 meses, traz ao Centro Cívico, diariamente, uma população de 36 formandos.

RSI (Rendimento Social de Inserção)

Em colaboração com as entidades parceiras deste projecto, a Associação disponibilizou um gabinete a funcionar semanalmente para atendimento e encaminhamento dos utentes deste serviço e equipou uma sala para a formação desses utentes.

Centro de NOVAS OPORTUNIDADES

Em parceria estabelecida com a Escola Secundária de Amarante a continuidade do CNO local levou à formação de novas turmas de 9º e também de 12º ano
O trabalho desenvolvido na divulgação e adaptação de espaços para esta iniciativa resultou numa inesperada adesão de formandos de toda a região, tendo sido possível neste ano certificar 66 formandos no nível do 9º ano e 26 no 12º ano.
O Programa continua e tem já iniciadas três turmas de 9º ano e duas de 12º ano a completar a certificação em 2009, sendo de realçar a criação de turmas específicas para empresas que têm aderido a este programa.

Programa Escolhas

No âmbito do Programa Escolhas, equipamos uma sala para Ocupação dos Tempos Livres, para além da Sala de Informática, as quais forma utilizadas gratuitamente pelos alunos da região.

Bolsas de Estudo

Foram concedidas a dois alunos do Ensino Superior Bolsas de estudo no montante individual de 600,00 €.

Habitação Social

No seguimento de seu projecto estatutário a Instituição manteve e atribuiu habitação social no seu Bairro Brasil, privilegiando famílias mais carecidas e apoiando aquelas que por infortúnios ocasionais se viram em dificuldades económicas.

Apoios a outras Instituições

Apoio em espécie às Conferências Vicentinas de Ataíde e Real, ajudando-as a cumprir o seu objecto social.

Cedência de Instalações

Para além das utilizações já enumeradas, a Associação de Beneficência de Vila Meã continuou a disponibilizar gratuitamente as suas instalações às instituições da região.
São exemplos as cedências ao Externato de Vila Meã , encerramento de ano lectivo e teatro ao longo do ano, bem como às Escolas Básicas da região ( Real, Travanca e Ataíde, nomeadamente) com quem temos protocolos nesse sentido.

RECUPERAÇÃO DO PATRIMÓNIO
Restauro e adaptação do Centro Cívico Raimundo Magalhães

O desafio lançado com a criação do Centro de Novas Oportunidades, e Formação Profissional, dada enorme adesão de formandos e as inscrições feitas para o ano lectivo seguinte levaram a Direcção a adaptar o Salão do rés-do-chão do Centro Cívico de modo a torná-lo mais funcional e utilizável para esse fim.
Criou-se nova sala de formação para informática e equipou-se devidamente..
O espaço ficou com estrutura para aí decorrerem serviços de Formação e Apoio à Comunidade, bem como a Escola de Ballet, actividades estas que não mais pararam.
A nível do 1º piso foram recuperadas as três salas de entrada, bem como o hall, as quais se encontravam em estado de ruína eminente. Temos agora aí espaço para serviços administrativos, reuniões e gabinete de atendimento. Realce-se a completa renovação do sistema eléctrico deste sector e o cuidado posto na recuperação destes espaços a título definitivo.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

À Câmara Municipal de Amarante pelo seu apoio.
Às empresas:
"EDIMARANTE, Sociedade de Construções, SA"
“ JUVIMEÃ, Instalações Eléctricas”
“PLACODOURO, Tectos Falsos e Revestimentos”
pela sua inexcedível colaboração.


Vila Meã, 20 de Março de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário