domingo, 29 de março de 2009

Actividades em 2006

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2006

A Associação de Beneficência de Vila Meã continuou a desenvolver ao longo do ano de 2006, no seguimento do predisposto nos seus estatutos, actividades de Solidariedade Social e Promoção do Desenvolvimento Sócio Cultural da região objecto do seu âmbito.
Estas vertentes enquadraram-se numa tradição de cinquenta anos, condicionadas pelos recursos financeiros disponíveis e valorizadas pelas características patrimoniais da instituição.
Destas, destacamos:

Actividades Culturais e Sociais

Manutenção e desenvolvimento da Escola de Música desta Instituição, a qual foi frequentada por 38 alunos durante o ano lectivo, os quais ofereceram dois Programas/Concertos à população.
Apoio na manutenção da Escola de Karaté, a funcionar no Centro Cívico Raimundo Magalhães e frequentada por 27 alunos.
Criação e manutenção de Espaço Internet, de acesso gratuito à população, contratando-se um Formador para o efeito. Até Outubro de 2006 esse Espaço registou a inscrição de 236 utentes. Em simultâneo foram ministradas sessões de Introdução à Informática, gratuitas, aos utentes interessados.
Foram oferecidos à população local, nomeadamente à população escolar, 6 sessões de cinema, bem como um Concerto de Ano Novo.
Em parceria com o Grupo de Teatro T’Maranto, foi oferecido um espectáculo à população em geral.

RSI (Rendimento Social de Inserção)

Em, colaboração com as entidades parceiras deste projecto, a Associação disponibilizou um gabinete a funcionar semanalmente para atendimento e encaminhamento dos utentes deste serviço e equipou uma sala para a formação desses utentes.

Programa Escolhas

No âmbito do Programa Escolhas e em parceria com o Agrupamento Escolar do Vale do Odres, equipamos uma sala para Ocupação dos Tempos Livres, para além da Sala de Informática, as quais forma utilizadas gratuitamente pelos alunos de Real, Oliveira e Travanca ao longo de todo o ano lectivo.

Bolsas de Estudo

Foram concedidas a três alunos do Ensino Superior Bolsas de estudo no montante individual de 900,00 €.

Habitação Social

No seguimento de seu projecto estatutário a Instituição manteve e atribuiu habitação social no seu Bairro Brasil, privilegiando famílias mais carecidas.

Apoios a outras Instituições

Apoio explícito ao Centro Social e Cultural da Paróquia do Divino Salvador de Real, através de subsídio, tendo em vista ajudar a instalação e consolidação dessa IPSS de âmbito regional.
Apoio em espécie às Conferências Vicentinas de Ataíde e Real, ajudando-as a cumprir o seu objecto social.

Cedência de Instalações

Para além das utilizações já enumeradas, a Associação de Beneficência de Vila Meã continuou a disponibilizar gratuitamente as suas instalações às instituições da região.
São exemplos as cedências ao Externato de Vila Meã que aí desenvolveram as suas festas de natal, encerramento de ano lectivo e teatro ao longo do ano, bem como às Escolas Básicas da região ( Real, Travanca e Ataíde, nomeadamente) com quem temos protocolos nesse sentido.

Recuperação do Património

Restauro do telhado do Cine Teatro Raimundo Magalhães

Graças à preciosíssima colaboração da Câmara Municipal de Amarante foi possível proceder à total recuperação, restauro e impermeabilização do telhado do Cine Teatro, obra essa que se apresentava como prioritária tendo em vista a total recuperação desse magnífico edifício, permitindo em simultâneo a sua utilização nas actividades descritas.

È objectivo fundamental da Instituição recuperá-lo totalmente, tornando-o moderno, agradável e, sobretudo, utilizável nas diferentes actividades já aí desenvolvidas e a desenvolver, como se refere no nosso Programa de Actividades para 2007.

A função social, o empenho no desenvolvimento cultural e a nossa permanente preocupação em preencher as lacunas de que, por vezes, a sociedade enferma, foram e continuarão a ser o lema desta Instituição.

Os apoios recebidos da Câmara Municipal de Amarante, das Empresas nossas patrocinadoras e daqueles que desinteressadamente colaboram neste projecto e nos nossos trabalhos, serão o estímulo para continuarmos.

Vila Meã, 24 de Março de 2007

A Direcção

Sem comentários:

Enviar um comentário